terça-feira, 5 de maio de 2015

BOLO PARA O CAFÉ DA TARDE




Perfeito para o café da tarde, com uma colherada de ganache de chocolate...


Se vocês, como eu, vivem numa eterna briga com o tempo, vão entender o que estou falando. Manuais de auto-ajuda (que eu não leio) e planejamentos à parte, a verdade é que para fazer um bolinho eu invento qualquer desculpa. Dou um drible na Ler/Dort e como estou de dieta, me dou ao luxo de comer uma fatia só, abrindo mão de um ou dois lanchinhos, para compensar.

Mas acreditem, não sou de ficar comendo doce direto, longe disso. O que eu gosto mesmo é de colocar um pedaço de bolo no prato, uma bela xícara de café fumegante do lado e me sentir uma verdadeira princesa dos tempos modernos. Ainda que para isso, o horário de almoço tenha literalmente ido para o brejo. Estou tentando me adaptar e transformar essa ansiedade em fazer comida em momentos comemorativos com a família e os amigos. E ainda que essa eterna experimentação em busca do prato perfeito consuma alguns reais a mais, penso que não estou sozinha na empreitada. Claro, nada de excessos.

Por isso, ao fazer o meu bolinho com receita de avó assim que terminei de almoçar, me deparei com algo raro aqui por casa: "Cadê a farinha de trigo que deveria estar aqui?", perguntei a mim mesma e me ouvi respondendo na hora: "O gato não comeu, mas os pães de jerimum sim". Explico. No domingo fiz pães para receber ontem de noite meus pais e irmãos e esqueci que tinha que comprar mais farinha.

Forno ligado, açúcar e manteiga a postos, ovos quebrados aguardando a vez, fui para o improviso. Juntei a farinha branca restante, quinua e farinha integral, nozes e raspas de limão siciliano, um pouquinho do suco e voilá! Bolo delicioso perfumando a casa!

Para não esquecer e de quebra, não me sentir tão culpada, aí vai a receita. Acompanhe com ótimos amigos e um belo chá, café ou chocolate. Sem açúcar, por favor, o mundo já é doce por demais! Bom apetite!

Bolo da vó, improvisado

Ingredientes

Para o bolo

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
02 xícaras de chá de açúcar refinado
03 ovos em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de chá de leite morno ou em temperatura ambiente
1 3/4 xícara de chá de farinha de trigo branca, peneirada
01 xícara de chá de farinha de trigo integral, fina
1/4 xícara de chá de quinua, em flocos
01 pitada de sal
Nozes picadas a gosto, ou outra de sua preferência, passadas em um pouquinho de farinha
Raspas da casca de um limão siciliano ou Tahity
01 colher de sopa de suco de limão siciliano ou Tahity
01 colher de sopa de fermento químico

Para a cobertura

Suco de um limão siciliano ou Tahity menos a colher de sopa para o bolo (no caso do limão Tahity, pode ser necessário mais uma metade, pois ele é menor)
Açúcar de confeiteiro o quanto baste, para uma calda grossa que servirá para cobrir a parte de cima do bolo
Ganache de chocolate ou similar para cobrir as laterais do bolo ou, se desejar, aumente a cobertura de limão
Splits de chocolate belga para as laterais (opcional. Não temos esses bonitinhos da marca Callebaut aqui, então vale raspas de um bom chocolate)
Sobra da compota de chuchu para enfeitar o centro ou qualquer fruta ou castanha de sua preferência (opcional)

Modo de fazer

Para o bolo

Unte e enfarinhe uma assadeira média. Acenda o forno em temperatura moderada (180 graus). Separe rapidamente todos os ingredientes. Numa tigela grande, coloque a manteiga e o açúcar e bata até virar um creme. Acrescente os ovos, um de cada vez e bata até misturar bem, antes de passar para o próximo. Alterne o leite e as farinhas, além da quinua, mas bata apenas para misturar, rapidamente. Coloque a pitada de sal, o suco e as raspas de limão, as nozes passadas na farinha e misture rapidamente. Agregue o fermento, misture apenas para homogeneizar e coloque na forma preparada. Dê uma rápida batidinha e coloque no forno, na grade mais baixa ou na média. Não abra o forno pelos próximos vinte ou trinta minutos. Após esse tempo, se necessário, vire a assadeira no forno. Deve levar cinquenta minutos a uma hora, mas é preciso estar atento ao seu forno, para que não queime. Enfie um palito no centro e se estiver seco, retire do forno. Passe uma faca em volta, aguarde esfriar um pouco e desenforme. Coloque a cobertura de limão no bolo ainda quente. Espere esfriar e conclua com a cobertura de chocolate, caso utilize. Enfeite com os splits de chocolate ou a gosto.

Para a cobertura de limão

Numa tigela, coloque o suco do limão (menos a colher de sopa que foi no bolo) e vá acrescentando o açúcar de confeiteiro até que vire uma calda grossa. Assim que desenformar o bolo, ainda quente, espalhe por cima. Vai formar uma cobertura quebradiça bem delicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário