domingo, 23 de novembro de 2014

HORA DE SER SAUDÁVEL




Para não dizerem que esqueci os alimentos saudáveis aqui no blog, experimentem essa receitinha fácil, rápida e que pode sofrer alterações de acordo com a vontade do freguês ou dos legumes disponíveis. Arroz integral com cevadinha, sempre uma delícia, com legumes e verduras. Um pouquinho de azeite, um ovo cozido ou atum dão uma descansada daquele velho filé com fritas. E é muito fácil de fazer, além das sobras servirem para incrementar qualquer saladinha ou mesmo fazer bonito no bolinho de arroz. Experimente!





Arroz integral com cevadinha e legumes

Ingredientes

Para o arroz

3/4 xícara de chá de arroz integral cru
1/4 xícara de cevadinha crua
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados para o arroz e 1 dente pequeno para a couve
1/2 cenoura cortada em cubos pequenos
1 fatia grossa de abóbora cabutiá em cubinhos pequenos
1/4 xícara de brócolis em florzinhas miúdas
2 folhas de couve manteiga cortadas bem fininho
1/4 xícara de pimentão amarelo cortado em cubinhos pequenos
Salsinha e cheiro verde picadinhos, a gosto
1/2 maço de agrião, picado
Caldo de legumes o quanto baste
(você pode acrescentar vários outros vegetais e legumes, se desejar)
02 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto
Azeite a gosto
Ovos cozidos ou atum, para acompanhar (opcional)

Modo de fazer

Para os legumes e verduras


Numa assadeira, coloque azeite e fatias de abóbora cabutiá com casca para assar, com um pouco de sal e pimenta e pitadas de noz moscada. Essa abóbora pode servir de acompanhamento para qualquer prato. Retire uma fatia depois de assada e pique em pedacinhos, com casca. Reserve. (Se não quiser fazer uma quantidade maior, corte em cubinhos a fatia pedida e cozinhe no vapor. reserve até a hora de usar). Enrole as fatias de couve e corte em tirinhas bem finas. refogue-as em um pouquinho de azeite e um dente de alho amassado. Reserve. 

Para o arroz

Numa panela de fundo grosso, coloque duas colheres de sopa de óleo, os dois dentes de alho amassados, a cebola picadinha e o arroz e a cevadinha crus. Refogue por alguns minutos, acrescente o sal, misture, acrescente a cenoura e coloque o caldo de legumes até cobrir ligeiramente os grãos. Após uns cinco a dez minutos, verifique o caldo para ver se precisa acrescentar mais um pouco e coloque as florzinhas de brócolis, o pimentão, a abóbora, salsinha e cheiro verde a gosto e o agrião picado. Ajuste o sal e mexa ligeiramente. Vá colocando mais caldo, se necessário, até que os grãos fiquem cozidos, mas ainda firmes. Na hora de servir, acompanhe com a couve preparada por cima do prato e ovos cozidos ou atum. Uma delícia!   



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia, M. Silva,
      Obrigada por acessar o blog, seja bem-vindo (a). Cevadinha é um tipo de grão integral, que se usa em saladas depois de cozido, ou em sopas e até mesmo em risotos. Segundo o site www.menuvegano. com. br, ela é rica em niacina e manganês, que tem função antioxidante e é bom para ossos e cartilagens. Também é fonte de proteínas, cálcio e fibras. É bem saborosa, só precisa cozinhar um pouco mais do que o arroz normal. Um abração, Patrycia

      Excluir