domingo, 14 de setembro de 2014

PARA MATAR A SAUDADE



O prato já pronto...

O cuscuz depois do caldo, com as raspinhas de limão siciliano...

O caldo ainda no fogão...


Acordei hoje muito cedo. Na sala, senti o cheiro do café feito pelo meu querido companheiro que de forma muito delicada, arrumava minha xícara e uma rosa do jardim em uma pequena tigelinha, para embelezar o meu dia. Meio zonza, peguei os jornais e o café, lutando contra o sono que nem ia, nem vinha. Normalmente, durmo um pouco mais aos domingos, mas hoje a cama parecia ter espinhos. Achei melhor levantar logo.

Saudade dos meus filhotes e vontade de estar com a casa cheia da presença deles me fizeram ligar cedo para ouvir a voz de cada um. Concordo com Mia Couto no seu ótimo "Antes de Nascer o Mundo", quando diz "...Não é segurando nas asas que se ajuda um pássaro a voar. O pássaro voa simplesmente porque o deixam ser pássaro." Mas bem que eu queria ter meus passarinhos mais perto dos meus afagos e dos meus quitutes.

O que me salva é que eles estão bem e felizes, fazendo o que gostam. Isso é que importa. E depois, com essas novas tecnologias, só falta mesmo arrumar um teletransportador ou um difusor de aromas internáutico. Chegaremos lá. Por enquanto, quando dá saudade, o jeito é ir para a cozinha, ligar para eles, trocar fotos e carinhos virtuais. Costuma dar certo e recupero bem rápido a alegria do dia.

Ando fazendo um esforço grande para consumir menos calorias e apesar de parecer um paradoxo, os experimentos para o blog costumam servir de presente para os amigos e a família, uma vez que não posso mesmo exagerar. E de vez em quando, dá para fazer umas coisinhas mais leves, tão saborosas quanto. Então, resolvi almoçar um cuscuz marroquino com alguns legumes e vegetais que tinha por aqui. Prato rápido, muito fácil de fazer e que pode ser incrementado de acordo com seu gosto pessoal, sem nenhum problema.

Dou algumas indicações gerais, mas sinta-se à vontade para alterar do jeito que preferir.

Cuscuz marroquino com batata doce assada e cenoura

Ingredientes

Para o caldo

03 xícaras de chá de água
01 cebola roxa cortada em quatro partes, sem a casca
1/2 dente de alho fatiado
03 ramos de hortelã
04 a 05 grãos de pimenta do reino inteira
01 cenoura pequena cortada ao meio e depois em quatro partes cada uma
Sal a gosto
Cheiro verde (coentro e cebolinha) e chicória picadinhos, a gosto

Para o cuscuz

01 xícara de chá cuscuz marroquino (sêmola de grano duro. O que eu usei fica pronto em cinco minutos)
02 xícaras do caldo
Raspas de limão siciliano, a gosto
Cebolinha, coentro, cebola roxa e chicória picadinhos, a gosto
Azeite e sal, a gosto

Para a batata doce

02 batatas doces com casca, cortadas em filetes grossos e assadas no forno, sem cobrir, com azeite e sal até ficarem macias

Para a guarnição e montagem

02 ovos cozidos por pessoa

Modo de fazer

Para o caldo

Numa panela, coloque todos os ingredientes, acrescente a água e deixe ferver até cozinhar a cenoura e apurar o caldo. 

Para o cuscuz

Numa tigela de vidro, coloque o cuscuz, adicione as duas xícaras de caldo fervente, um pouco de azeite, pitadas de sal e as verdurinhas cortadas. Tampe e deixe que o cuscuz inche por cinco a dez minutos. Tire a tampa e com um garfo, solte os grãos de cuscuz e acrescente as raspas de limão, misturando mais um pouco.

Para montar

Em uma tigela ou prato fundo, coloque no centro uma porção do cuscuz. Arrume os pedaços de cenoura, a batata doce e o ovo cozido, além de pedaços da cebola cozida. Regue com azeite, polvilhe pimenta do reino e sal a gosto, acrescente um pouquinho de cebolinha picada e sirva. 

Para não esquecer dos bruguelos, também fiz pão caseiro, bolo de limão siciliano e chutney de manga. As receitas estão em outros posts, aqui no blog.

***********************************************************************************
Antes de Nascer o Mundo - de Mia Couto, Companhia das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário