domingo, 31 de agosto de 2014

E PARA O PEIXE, NADA? TUDOOOOOOO!

A torta pronta para comer: peixe e molho bechamel...

A torta pronta...

O refogado com o peixe, que pode originar inúmeras preparações...

O peixe moído e os temperos...


Nesses dias, estive no Bujari, um dos municípios do nosso Estado, cuja sede é praticamente ao lado de Rio Branco e onde está nosso Aeroporto Internacional, para uma reunião de trabalho. Ao final da agenda, começamos a conversar sobre outras pautas que já não faziam parte da reunião original e falei sobre o I Festival de Gastronomia de Mercado, que havíamos produzido  em dois Mercados tradicionais de Rio Branco e que foram um sucesso de público (veja mais em http://www.mesanafloresta.blogspot.com.br/2014/07/primeiro-festival-de-gastronomia-de.html ).

Entre os presentes, além das coordenadorias da Mulher e do Meio Ambiente do Município e de nossa própria Secretaria de Mulheres do Estado, estavam o Prefeito e seu secretário de Saúde. Comida vai, comida vem, eles começaram a falar da Cooperativa de Peixe do Bujari, criada em 2011, cuja fábrica entrou em funcionamento em meados de 2012 e contou com o apoio do Governo do Estado, através de um convênio com a Prefeitura. A sede fica no Município e a área de atuação, segundo informações da gerente Regiane, está circunscrita aos produtores rurais dos municípios de Bujari, Rio Branco, Sena Madureira, Porto Acre, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Acrelândia, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba, Xapuri, Assis Brasil e Plácido de Castro.

Ao saberem que eu tinha um blog, além da paixão pela cozinha, já lançaram o desafio: "Olha, precisamos de algumas sugestões para incentivar o consumo de um dos produtos, o peixe (tambaqui) moído. Que tal pensar em alguma receita com isso? Podemos aproveitar e fazer uma visita à fábrica." Meus olhinhos de cozinheira brilharam, é claro. Fomos à fábrica, onde é feito todo o beneficiamento do pescado diariamente, para uma pequena visita. 


A Secretaria de Educação do Estado é hoje o principal cliente da Cooperativa, através da Merenda Escolar, que aproveita a produção local e garante aos estudantes proteína de ótima qualidade. Com isso, há também melhora da renda dos pequenos produtores rurais e incentivo à produção. A fábrica conta hoje, ainda segundo informações da simpática gerente Regiane, com 65 (sessenta e cinco) cooperados, empregando 30 (trinta) pessoas diretamente. Produz filé de tambaqui e pintado, costela de tambaqui, peixe borboleta (peixe inteiro sem espinha), peixe moído sem espinha, kit caldeirada e bolinha de peixe moído sem espinha. A carne moída de peixe não leva peles nem espinhas e já vem pronta para o consumo, basta temperar e cozinhar. Todos os produtos podem ser adquiridos lá mesmo, já congelados nas embalagens de acordo com o uso, uma maravilha.

Fomos muito bem recebidas, minha colega e eu, pela gerente Regiane. Infelizmente, os trabalhadores estavam em horário de almoço e ficamos apenas na vontade. Semana passada, a oportunidade surgiu e lá fui eu, toda contente, conhecer as instalações. Máscara, botas, touca e higienização adequada, pude conhecer não só o processo de produção, mas principalmente o fruto de um sonho. O sr. José Mota, encarregado da produção que me acompanhou na visita, falou também das dificuldades e da vontade de melhorar ainda mais. 

Mas o que mais me chamou a atenção foi ouvi-lo dizer com muita emoção que ali estava a melhor equipe com quem ele poderia trabalhar. Equipe esforçada e que mesmo diante de eventuais dificuldades, trabalhava com alegria. Fiquei muito sensibilizada. Um município pequeno mas aguerrido, pessoas que estão lutando pelos seus sonhos de vida, trabalho em equipe e reconhecimento. Tudo que muitos manuais de administração tanto falam, mas que às vezes não consegue ter eco na realidade das empresas. Saí de lá com um pacote de peixe moído e a vontade de fazer vários testes. 


Eu na entrada da fábrica, tendo ao fundo parte da equipe de produção e meu guia, o sr. José Mota

O primeiro deles foi fazer um refogado simples, para testar o sabor, que se revelou maravilhoso. A partir desse refogado, o céu é o limite. Dá para servir com arroz, fazer recheio de panquecas, colocar um pouquinho de tomate e servir como molho para macarrão, fazer recheio de tacos, acompanhando o guacamole, cebolas roxas cortadas e suco de limão, recheio de empadão, enfim...optei por testá-lo no recheio do empadão, junto com um molho bechamel com um pouquinho de farinha de castanha. Ficou maravilhoso! Pretendo voltar lá e adquirir outros produtos mas posso garantir que o sabor é muito bom! Então, passa lá, faça  a receita ou invente outras, você não vai se arrepender.

(Aproveito para agradecer à Regiane, ao sr. José Mota e em nome deles à toda a equipe)


Ingredientes

Para o peixe

01 kg de peixe moído, sem peles nem espinhas (a fábrica trabalha com o tambaqui, neste caso e ele já vem pronto para o consumo) 
Suco de 01 limão
03 colheres de sopa de cebola picada
05 colheres de sopa de cheiro verde picadinho (coentro e cebolinha)
02 colheres de chá de alho amassado
02 colheres de chá de pimentão vermelho em pó (páprica doce)
01 folha de chicória picadinha
01 colher de chá de colorau
Pitadas de pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto

Para o refogado

02 colheres de óleo
02 colheres de sopa de alho amassado
1/2 cebola média picada
01 colher de sobremesa de pimentão vermelho em pó (páprica doce)
03 colheres de sopa de azeite de dendê

Para o molho bechamel

50 g de manteiga
50 g de farinha de trigo
02 xícaras de leite
03 colheres de sopa de castanha do Brasil crua peneirada (não usei a fresca) - opcional
Sal a gosto

Para a massa da torta

200 g de manteiga em temperatura ambiente
300 g de farinha de trigo (2 1/2 xícaras de chá)
01 ovo inteiro
01 gema
01 pitada de sal

Para a cobertura da torta

01 gema passada na peneira, misturada com um pouco de azeite 
farinha de castanha para polvilhar (opcional)

Para a montagem da torta

2 1/2 xícaras do refogado de peixe, já preparado
1 receita de molho bechamel
02 colheres de sopa de farinha de castanha do Brasil (opcional

Modo de fazer

Para o peixe e o refogado

Numa tigela grande, coloque o peixe moído e regue com o suco de limão, misturando levemente. Após cinco minutos, despeje água por cima do peixe bem devagar e escorra, sem misturar. Coloque água novamente e proceda da mesma forma, para retirar o excesso de suco. Esprema o peixe, para retirar o máximo de água. Tempere com o sal, o alho amassado, a páprica e o colorau, a pimenta e os temperos cortadinhos. Deixe pegar gosto por uns quinze minutos. Em uma panela grande, coloque o óleo e o alho do refogado, mexendo bem. Em seguida, acrescente a cebola picadinha e quando estiverem levemente dourados, junte o peixe moído já temperado. Vá mexendo até que os grumos se desfaçam, acrescente a colher de páprica e continue mexendo, até que ele comece a cozinhar. Deixe por uns cinco minutos, mexendo de vez em quando e acrescente o azeite de dendê. Mexa novamente, tampe a panela e deixe por mais dez a quinze minutos ou até estar cozido. Caso necessário, acrescente um pouquinho de água quente, apenas para não grudar. Reserve.

Para o molho bechamel

Numa panela coloque a manteiga e a farinha e mexa bem até derreter a manteiga e formar uma espécie de massa com a farinha. Coloque o leite devagar e vá mexendo bem para desfazer os grumos, rapidamente. Acrescente o sal e a farinha de castanha, se usar. Deixe ferver, mexendo bem, até que cozinhe. Reserve.

Para a massa da torta

Numa tigela, coloque a manteiga em temperatura ambiente e mexa bem. Acrescente o ovo inteiro e a gema, mexa um pouco e acrescente a pitada de sal e a farinha, que deve ser apenas misturada rapidamente até que a massa fique homogênea. Não manuseie demais a massa para que ela não fique dura. Embrulhe em filme plástico e deixe uns quinze minutos na geladeira. 

Para a montagem da torta

Após esse tempo, retire a massa da geladeira, estique-a entre duas folhas de filme plástico e forre uma forma, de preferência dessas de abrir. Polvilhe o fundo da torta com a farinha de castanha, se desejar. Recheie alternando camadas do peixe refogado e do creme. Cubra com o restante da massa, passe a gema de ovo misturada com o azeite, polvilhe a farinha de castanha e leve para assar até ficar bem dourada. Sirva da maneira que preferir, como lanche da tarde, um almoço ou jantar rápidos, acompanhada de uma saladinha. 


*************************************************************************************

Para saber mais:

Indústria de Embutidos - COOPEIXE do Bujari - Rua Senador Guiomar, n. 430, Bujari-Ac, tel. (55) 68 99013309. Encomendas:(68) 99013309 (Regiane) e (68) 99886410 (Aquino) - As entregas podem ser feitas em Rio Branco

http://www.amac-acre.com.br/site/?p=24

http://www.amazonianarede.com.br/ac-industria-de-embutidos-de-peixe-do-bujari-fortalece-a-piscicultura-no-estado/


Nenhum comentário:

Postar um comentário