domingo, 8 de junho de 2014

NHOQUE PARA REVIGORAR






O nhoque já pronto e as etapas anteriores: rápido e muito bom


Já falei aqui do nhoque de batata da minha mãe, cujo sabor me acompanhou por toda a infância e adolescência. Apesar do pai português, minha mãe sempre fez do nhoque uma das especialidades lá de casa. Então, um dia desses, resolvi misturar a batata com a abóbora cabutiá (também chamada japonesa), que eu particularmente adoro e fiz esse prato saboroso, que você pode consultar aqui (veja em:http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2013/07/colocando-preguica-de-lado.html).

Sei que para muita gente ter preguiça de cozinhar significa ligar para qualquer serviço de entrega ou sair para um restaurante lotado. Dependendo do dia, também faço isso, é claro. Mas, às vezes, a preguiça pode ser apenas de fazer vários pratos como hoje foi o meu caso. Então, ao olhar para a geladeira precisando de reforços, encontrei uma batata e um pedaço de abóbora cabutiá. 

Estava com muita vontade de comer algo mais leve e aí, juntei a fome com a vontade de comer. Não sei vocês, mas não consigo comer a mesma coisa todo dia. Depende do estado de espírito, depende do clima, se estou mais alegre ou reflexiva...e como passei toda esta semana brigando com uma gripe, vi que hoje precisava de algo acolhedor, para comer com leveza e de quebra, dar uma fortalecida no organismo. Afinal, a abóbora (ou jerimum) é riquíssima em vitamina A, entre outras coisas (Vide abaixo).

Pensando nisso, resolvi incluir a castanha do Brasil, uma fonte maravilhosa de selênio, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Junto com um bom azeite de oliva e um bom parmesão, devorei um prato inteiro. Ainda bem que a abóbora, por ser pouco calórica, compensa o uso dos demais ingredientes. Meu marido, que nem ia almoçar, regalou-se com um prato cheio. E a sobra, você pode guardar e finalizar na hora de servir. Portanto, mãos à obra! 


Nhoque de abóbora cabutiá com batata e castanha do Brasil 

Ingredientes

Massa

03 xícaras de abóbora cabutiá crua, em cubos (na falta dela, use outro tipo de abóbora ou jerimum)
01 xícara de batata crua, em cubos
01 ovo cru
01 colher de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de parmesão ralado na hora
Até 1 1/2 xícara de farinha de trigo
Sal a gosto (usei 1 1/2 colher de chá de flor de sal, cristais mais grossos)

Para polvilhar

08 a 10 castanhas do Brasil (também chamadas do Pará), assadas no forno
03 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora
04 colheres de sopa de azeite

Para finalizar

Azeite para fritar os nhoques e finalizar o prato e parmesão a gosto, se for o caso

Modo de fazer

Arrume os pedaços de batata e abóbora numa cuscuzeira e leve ao fogo. (Caso não tenha, pode assar no forno, cobertos com papel alumínio ou mesmo cozinhar em água). Se necessário, retire os pedaços de abóbora antes, pois vão cozinhar primeiro. Escorra-os bem e amasse-os ainda quentes, misturando-os. Acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o sal, o ovo (com cuidado, mexendo bem, para que não cozinhe na massa quente) e comece a colocar a farinha de trigo, até ficar homogêneo, como se fosse um purê. Quanto mais secas estiverem a abóbora e a batata, menos farinha, para não interferir no sabor. Reserve enquanto prepara a cobertura. No liquidificador, acrescente o azeite, as castanhas e o queijo parmesão. Bata bem, despeje numa tigelinha e reserve. Numa bancada de trabalho, polvilhe bastante farinha de trigo e 1/3 da massa, enrolando rapidamente e formando um cordão, que deve ser cortado em pedaços de tamanho médio. Coloque no fogo uma panela larga com bastante água, acrescente sal e deixe ferver. Num escorredor de macarrão, arrume um pano de prato limpo e reserve. Continue a fazer o restante da massa, da mesma forma. Assim que a água ferver, vá colocando porções de nhoque e retire-os assim que eles subirem à superfície. Deve ser uma operação rápida. Vá colocando-os no escorredor reservado e em seguida, arrume-os em um refratário bem untado de azeite. À medida que fizer os outros, acrescente um pouquinho de azeite, para que eles não grudem. Reserve. Numa frigideira larga e de fundo grosso, coloque azeite até cobrir o fundo (você também pode usar óleo, mas azeite fica mais gostoso) e assim que esquentar (não deixe esquentar muito, para não queimar) acrescente porções de nhoque aos poucos, retirando-os assim que dourarem pelo menos um dos lados. Escorra-os em papel absorvente e em seguida, coloque-os no prato ou travessa de servir. Caso não deseje fritá-los, você pode servir assim que escorrê-los, procedendo da mesma maneira. Polvilhe a castanha batida com o parmesão e o azeite, coloque mais um fio de azeite e sirva. Delicioso! 



**********************************************************************************
Para saber mais:


http://maisequilibrio.com.br/nutricao/os-beneficios-da-abobora-2-1-1-648.html: ...A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Possui também bastante água e fibras.
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/castanha-do-para-tao-rica-em-proteinas-que-tambem-e-chamada-de-carne-vegetal/



Nenhum comentário:

Postar um comentário