domingo, 4 de maio de 2014

QUEIJINHO FRITO

Queijo frito, pronto para servir...


Nem sempre consigo boas fotos para ilustrar um post. Uso uma máquina simples e nenhuma iluminação especial. Mas, na foto aí de cima, dei uma iluminada via computador para ver se podia aproveitá-la melhor antes que o objeto, ou melhor, o queijo, fosse devorado. Meu filho mais velho, assim como eu, é louco por queijo. A diferença é que estou sedentária, enquanto ele faz academia rotineiramente, mas já comecei a caminhar aqui no Parque do Tucumã, perto de casa. Com o visual maravilhoso de fim de tarde, dá para consumir umas calorias a mais sem tanto peso na consciência!

Para minimizar o prejuízo, uso uma frigideira anti-aderente, que evita o uso de gordura adicional. Esse queijo foi comprado no Mercado do Bosque, na banca do Ari, que está há "apenas" trinta e três anos no local. Como ele mesmo diz, uma vida! Ele vende queijos, galinha e ovos caipiras, açaí, frutas frescas, verduras, farinha, mel e bananas, entre vários outros produtos. Sua banca tem aquele colorido caótico de tudo junto e misturado, mas se quiser, você pode encomendar esta e outras delícias direto com ele, que lhe avisa quando os produtos estiverem por lá.

Comprei desta vez dois tipos de queijo, mamão e tangerinas lindas e suculentas. O mamão veio do Ramal do Açaí e a tangerina, do Ramal do Paulista, ambos na Vila do V, aqui pertinho. Os queijos vieram de dois produtores diferentes e são absolutamente deliciosos. Fritos para acompanhar o café, no baião de dois, cortado em cubinhos e feito à milanesa para tomar com a cervejinha da sexta, não tem para ninguém. Frescos, com um pouco da ótima geléia francesa de rosas, que você compra ali na Cia. do Marisco, são uma perdição. 


Os queijos frescos: pela ordem, o da dona Maria, mais cremoso e o do seu Damião, mais firme...

Uma fatia de cada, acompanhados da suave geléia de rosas da Cia. do Marisco

A geléia, bem suave...

Voltando aos queijos vendidos na loja do Ari, o redondo vem de uma produtora "...lá na BR", segundo ele, chamada dona Maria. Ele é macio, pouco salgado e quando frito, forma uma crostinha tentadora, mantendo o interior bem cremoso, com sabor forte de leite. O outro queijo vem em peças quadradas e é vendido a granel. É de um produtor chamado seu Damião, de Porto Acre. O que comprei também tinha sal na medida e estava ligeiramente mais firme. Ambos são queijos frescos que podem maturar em casa, ficando mais firmes, mas são deliciosos, o que mostra que a produção local tem aumentado, melhorado e se espalhado por vários locais do Estado. 

Para acompanhar o pão integral, não tem melhor. E é tão simples de fazer que o único trabalho é ir comprar o queijo, fatiá-lo grosso e colocá-lo na frigideira quente. Quando formar a crosta, basta virar com espátula, deixar formar a casquinha do outro lado e...comer rezando, porque é muito bom!


**********************************************************************

Para saber mais:

Loja do Ari: Mercearia Araújo, na entrada do Mercado do Bosque, em Rio Branco, Ac. O dono, Ari ferreira, está há 33 anos no local e vende vários produtos regionais, frutas e verduras, açaí, goma de tapioca e muito mais.

Cia. do Marisco: acesse https://www.facebook.com/CiaDoMariscoAlimentos - frutos do mar, especiarias, geléias, chocolates, cervejas especiais e vários itens deliciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário