segunda-feira, 21 de abril de 2014

TARDE BOA





Os cookies depois de assados e a massa sendo preparada



Estive fora semana passada, matando a saudade dos pequenos (!!) grandes meninos aqui de casa. Produzi vários almoços para eles, quase todos os lanches e é claro, os bolinhos da tarde e os biscoitos para o café. Fiz turismo no supermercado e nas lojas de artigos para casa, além de conhecer a futura cidade em que o mais novo vai morar, após ter sido aprovado no curso de Medicina no último Enem. O mais velho, que já está finalmente instalado na capital, brinca dizendo que agora tem uma casa de verdade, após abrir a gaveta do armário da cozinha e se deparar com vários panos de prato para enxugar a louça.

É claro que pensando na minha comodidade, acrescentei à lista de compras itens como fouet, forma de bolo e assadeira para biscoitos. Ainda faltam o sofá e uma mesa na sala, mas eles e os amigos nem se apertam: comeram sentados no chão ou mesmo no colchão na sala, improvisado como sofá e assim, entre o jogo de vídeo game e as conversas, devoraram o almoço deste dia, puxado à polenta cremosa e filé ao molho de mostarda. Para arrematar, uns cookies gostosos que eram os preferidos de um dos amigos dos meus filhos quando éramos vizinhos, o Alfredo. 

Enchi uma bacia deles e no intervalo das partidas, ele e outro amigo de infância, o Leandro, se jogaram nos biscoitos, com direito a levar uma marmitinha para as respectivas namoradas, que eu desconfio, chegou incompleta ao seu destino. Terminei a noite fazendo bolo de chocolate para levar de presente para minha nora, sua mãe e a família, não sem deixar o de casa pronto para os filhos e as visitas. Minha amiga Rosa, amiga-irmã de tantas primaveras, aprovou, já que agora, basta pegar o elevador para estar aqui em casa, já que meus filhos moram no mesmo prédio que ela.

O filho mais novo,  ainda batalho para resistir à vontade de colocar no colo e chamar de bebê. Talvez por isso ele me mantenha a uma distância educada de vez em quando, mas adora a xícara de café com leite quente entregue ainda na cama, antes de abrir os olhos. O mais velho, companheiro de todas as horas, comprou para mim um lençol rosa com flores bonitas e quando cheguei, era este mimo que adornava a cama: "Mãe, achei que você ia gostar desse aqui e comprei para lhe receber". 

Tudo bem que algumas pessoas preferem não ter filhos, coisa que eu respeito muito, mas eu jamais seria quem sou se não fosse pela convivência com meus pequenos grandes. Todo o amor que houver nesta vida ainda será pouco para dizer a eles como sou feliz por tê-los como filhos. Então, se você tiver alguns queridos para agradar, ou gostar de uns biscoitos acompanhados de um chá ou café, faça estes cookies. Você vai adorar! 


Cookies do Alfredo (receita adaptada de Cláudia Cozinha)

Ingredientes


2 1/4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (usei fermento)
14 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de chá de açúcar cristal
1/4 xícara de açúcar demerara (usei o cristal, mas você pode, ao invés do demerara, usar o mascavo, se quiser)
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de essência de baunilha (opcional)
2 ovos em temperatura ambiente
2 xícaras de chocolate meio amargo em gotas (caso não tenha, use uma barra de chocolate meio amargo de 170 g cortada em pedacinhos pequenos)
Castanhas e nozes picadas (opcional, neste caso substitua uma parte das gotas e/ou pedacinhos de chocolate por elas, na mesma proporção)
Metades de castanhas de caju ou outra de sua preferência (opcional)

Modo de fazer

Misture a farinha peneirada e o bicarbonato numa tigela. Bata o açúcar com a manteiga na batedeira até virar um creme (ou misture os açúcares com a manteiga e bata bem). Junte o sal, a baunilha (se usar) e os ovos inteiros. Bata bem. Junte a farinha de trigo com o bicarbonato, misture bem para que fique homogêneo. Acrescente as gotas de chocolate ou os pedacinhos cortados e misture. Você também pode substituir uma parte do chocolate por castanhas picadas ou nozes, fica muito bom. Passe filme plástico na tigela e deixe-a na geladeira. Caso vá fazer os cookies em seguida, aguarde uns quinze minutos e acenda o forno em 180 graus. Retire a tigela da geladeira e vá colocando porções do tamanho de uma peteca grande (bola de gude grande) em uma assadeira, com distância de 2 cm entre cada montinho, pois eles se espalham ao assar. Se desejar, coloque na parte de cima uma metade de castanha de caju e aperte um pouco. Quando preencher a primeira fornada, retorne a massa na tigela para a geladeira. Não precisa untar a forma, pois a quantidade de manteiga da massa evita que grudem. Leve-os ao forno por 10 a 15 minutos e cuide para que não queimem. Eles não vão ficar escuros na parte de cima. retire-os do forno, aguarde uns minutos e só aí desenforme-os, para que não quebrem. Se sobrar massa, vá sucessivamente preenchendo a assadeira e assando. Você também pode deixar para assar no outro dia, ficam perfeitos. Após esfriarem, coloque-os em um pote bonito e sirva-os com café, chá ou chocolate. Para os meus meninos e amigos, foi no intervalo da cerveja mesmo, não sobrou nada! Bom apetite! 





4 comentários:

  1. Antes de ver esse post, ainda no sábado, havia prometido pro Ariel que iria fazer os teus cookies. Depois de ler isto, não tenho dúvidas. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Querida Golby,
    Fiz esses cookies em Fortaleza, para agradar meus filhos e principalmente a um amigo especial, que dizia ser o melhor biscoito que ele já comera. Sempre que ia em nossa casa, ainda menino e encontrava esses biscoitos, se deliciava. Fazia 8 anos que eu não o via, mas os cookies estavam prometidos. Junto com eles, outro amigo de infância dos meus filhos, também já adulto. E eu ri, pois eles estavam tomando uma cervejinha quando eu deixei a tigela perto e recomendei: olha, é para quando vier o intervalo da cerveja. E eles prontamente: ah, então é agora! E se lançaram nos biscoitos com força total, fiquei muito feliz. Faça, os meninos vão adorar! Beijos e obrigada!
    Patrycia

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog. Adoro cozinhar e testar novas receitas. Sou prima da sua nora, Joana. Descobri seu blog por acaso no facebook. Parabéns pelos dotes culinários. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida,
      adorei seu comentário, muito obrigada. Minha norinha Joana é um amor, assim como toda a sua família. Muito obrigada pelo carinho, passe sempre por aqui, um beijão,
      Patrycia

      Excluir