domingo, 9 de março de 2014

PARA RECOMPOR AS FORÇAS


Iogurte com granola caseira, mel e sementes de chia...



Figo seco, damasco, cereja seca, cranberry seca, tâmaras, coco ralado, aveia, linhaça, passas brancas e pretas, gergelim preto


Nozes e nozes pecã, castanhas do Brasil

Eu amo doces. Bolos, biscoitos e qualquer sobremesa melosa que se derrame poderosa com suas caldas densas serão sempre objeto de paixão. Mas, aqui e ali, frutas e grãos, acompanhados de um bom iogurte e um mel de primeira qualidade, saciam lindamente a vontade de comer açúcar e de quebra, deixam a dieta mais saudável.

Então, aproveite para fazer essa granola caseira, baseada em receita do Jamie Oliver e junte as frutas secas e grãos que você tem em casa, adaptando ao seu gosto. Se desejar, faça um bonito pacote e presenteie seus queridos, eles vão amar!

Granola caseira
(baseada em receita de Jamie Oliver, publicada no blog www.pecadodagula.blogspot.com)

Ingredientes

200 g de aveia (usei uma caixinha com flocos grossos)
150 g de nozes variadas (usei castanha do Brasil, noz, noz pecã)
50 g de sementes a gosto (usei gergelim preto e linhaça)
50 g de coco seco ralado ( usei coco ralado e tostado no forno levemente)
150 g de frutas secas variadas (usei tâmaras, passas brancas e pretas, cranberries, cerejas, damascos e figo seco)
01 colher de chá de canela (ou mais um pouco, a gosto)
05 colheres de sopa de mel (usei apenas uma, mas pode aumentar)
05 colheres de sopa de óleo de canola ou milho (usei apenas 04)

Modo de fazer 

Pique todas as frutas em pedaços menores. Reserve. Corte as nozes em pedaços pequenos e reserve. Numa assadeira, coloque a aveia, as nozes picadas, as sementes que você usar e a canela, o óleo e o mel. Misture bem e espalhe numa camada fina. Leve ao forno por 25 minutos ou até que fiquem crocantes, mexendo de 05 em 05 minutos, para que não queimem. Tire do forno, acrescente as frutas secas picadas e mexa de vez em quando até esfriar, para não ter risco de queimar. Deixe esfriar bem e guarde em potes tampados na geladeira ou em sacos de celofane ou latas, para dar de presente. Você pode acrescentar quaisquer outras nozes, frutas secas ou sementes, desde que mantenha aproximadamente a proporção. Para servir, coloque por cima de um bom iogurte natural (veja receita em http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2012/10/iogurte-de-cupuacu.html) e se desejar, acrescente mel e um pouco de chia. Delicioso! Nunca mais você vai querer comprar granola, vá por mim!



*****************************************************************************
Obs: As frutas secas e grãos estão disponíveis nos nossos supermercados. O figo seco e cranberries e cerejas, você acha na Cia. do Marisco, entre outros petiscos. Algumas sementes, como a de girassol, que usarei na próxima granola, você encontra já descascada no Novo Mercado Velho, nas lojinhas de produtos naturais.

Endereços:

Supermercado Araújo: veja em www.araujosuper.com.br

Cia. do Marisco: veja em https://pt-br.facebook.com/CiaDoMariscoAlimentos

Novo Mercado Velho: veja em 
www.ac.gov.br e pagina20.uol.com.br/08082006/especial1.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário