sábado, 18 de janeiro de 2014

O PARAÍSO É AQUI


Embrulhadinha para presente, faz a alegria dos famintos...


Perdoem-me a ausência de postagens, mas os dias tem seguido vertiginosos. Acabo de completar 49 longas voltas ao redor do sol, na cidade de Cusco, no Peru, numa viagem linda e cheia de descobertas. Sou a feliz mãe de um filhote recém-aprovado para Medicina na UFC - campus de Sobral,  e essa sucessão de fatos e alegrias vem afetando de forma positiva minha rotina. "Muita coisa acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos..."


Estou quase travada e o grau de ansiedade aumentou. Filhos saindo de casa, filhos cuidando da vida, filhos longe...por mais que a preparação seja grande, os motivos nobres e os fatos inevitáveis, é certo que quando a saudade aperta só resta enxugar as lágrimas e ficar feliz com as boas notícias. Mas me pego passando longe dos quartos deles, cujas portas mantenho fechadas. Assim, parece que a qualquer momento um deles vai abri-la pedindo um cafezinho...é senhores, vou levar um tempinho para me acostumar, mas chego lá.


Junte-se a isto uma necessidade premente de fazer uma dieta de verdade e por causa disso, não é que eu vá postar só folhas a partir de agora, que aliás, são deliciosas. Mas vou precisar presentear mais a família e os amigos a cada receitinha mais encorpada...melhor para eles, não? 

Então, lembrando do filhote mais velho que é louco por torta de maçã (leia em http://www.mesanafloresta.blogspot.com.br/2012/09/a-torta-do-meu-filho.html) e de um pastel de banana que comi esses dias, com leite condensado e queijo, resolvi fazer um teste com essa ótima massa que já uso para outras tortas e empadas. Essa massa me foi passada por d. Thereza, avó paterna dos meninos, em um curso feito em Rio Branco, muitos anos atrás. É uma delícia. Sugiro apenas não misturar muito, para que não fique dura e usar os ingredientes em temperatura ambiente.

Você pode embalar os pedaços em papel celofane, prender com fita e dar de presente aos queridos ou servir na próxima festinha de família. Bom apetite!

Torta de banana comprida frita com leite condensado e queijo coalho

Ingredientes para a massa

300 g de farinha de trigo peneirada
200 g de manteiga com sal, em temperatura ambiente
01 ovo e 01 gema
01 gema de ovo passada na peneira e misturada com 01 colher de chá de azeite, para pincelar

Ingredientes para o recheio

05 bananas compridas grandes, maduras, sem casca, fritas em óleo (a banana comprida é chamada de banana da terra em outros locais)
300 ml de leite condensado ou a gosto
01 xícara de queijo coalho ralado ou a gosto
canela em pó, a gosto

Modo de fazer

Numa tigela, misture a manteiga e os ovos. Acrescente a farinha aos poucos, misturando com um garfo, apenas até agregar os ingredientes. A partir daí, misture levemente com as mãos, apenas para homogeneizar a massa. Deixe a massa descansar um pouco. Após uns dez minutos, abra a massa entre duas folhas de plástico filme com um rolo, deixando-a fina. Forre o fundo e as laterais da assadeira ou pirex com a massa. Polvilhe um pouco do queijo ralado. Arrume as fatias de banana frita cobrindo todo o fundo da assadeira, numa primeira camada. Polvilhe queijo ralado e coloque colheradas do leite condensado a gosto. Polvilhe canela por cima e vá repetindo as camadas até acabarem os ingredientes ou encher a forma. Abra o restante da massa da mesma forma, cubra a torta, pincele a gema de ovo com azeite em cima e coloque no forno pré-aquecido, por mais ou menos 30 minutos ou até assar. Deliciosa!! Se quiser, sirva com um pouco de creme de leite ou mais leite condensado, para os loucos por doce!






Nenhum comentário:

Postar um comentário