sábado, 16 de novembro de 2013

NÃO TEM MOCOTÓ, MAS TEM TAPIOCA

O dadinho de tapioca com a geléia de pimentão defumado...


Antes que vocês pensem que não tem mais boi na cidade, explico: faz um tempão que eu tenho vontade de testar essa receitinha, de um chef de São Paulo chamado Rodrigo Oliveira, dono junto com o pai, de um restaurante agora bem famoso chamado Mocotó. O Mocotó começou com o pai dele há muitos anos atrás, vendendo comida típica do Nordeste, entre as quais um cozido de mocotó com favas que deu fama ao lugar.

O filho Rodrigo foi aos poucos se aproximando da cozinha, cursou gastronomia e a cada vez que o pai viajava, ia dando uns pitacos na cozinha e fazendo pequenas reformas. Até que um dia o Mocotó explodiu e caiu no gosto das pessoas antenadas de São Paulo. Não visitei o restaurante ainda. Ele continua fora do circuito chique dos Jardins e bem longe do centro da cidade, mas por tudo que leio a respeito, continua fiel à excelência da cozinha e serve igualmente bem os frequentadores comuns e os chefs estrelados.

Todos dizem que suas porções são fartas e a preços acessíveis, o que faz muita diferença numa cidade como São Paulo, onde as pessoas amam comer fora. Rodrigo já abriu um segundo restaurante, onde pode exercitar o seu lado de chef e inovar um pouco mais, mas continua simples e dividindo com os funcionários todos os louros. E, sim, seu pai continua por lá, embora já permita ao filho tomar de conta do pedaço. Já li muito a respeito do Mocotó e essa é a segunda receita que testo. A primeira, ainda não compartilhada aqui, é de um pudim com tapioca e coco, um pecado. A segunda, esses dadinhos de tapioca. Os daqui de casa, servi com geléia de pimentão defumado e páprica picante, mas você pode servi-los com molho de pimenta.

Eles são simplesmente irresistíveis, crocantes e macios ao mesmo tempo. Como não tinha certeza se acertaria o ponto, dei uma adequada nas quantidades e dividi a receita por quatro. Também não tinha queijo coalho e usei queijo Minas para substituir, o que me parece, deixou a massa mais macia. Usei a tapioca em flocos, que demora menos para hidratar. Na fritura, recomendo usar bastante óleo e fritar poucos por vez, para que não grudem. Eu não bebo, mas esses dadinhos com uma cerveja bem gelada tiram qualquer um do sério. Experimente!


Dadinhos de tapioca do Mocotó (adaptado)

Ingredientes

02 xícaras de farinha de tapioca em flocos (pode ser usada a de bolinhas mais duras. Nesse caso, deixe hidratar por mais tempo)
1 1/4 xícara de leite fervente
3/4 xícara de queijo coalho (usei o queijo Minas) ralado
sal e pimenta do Reino a gosto
Óleo para fritar
molho de pimenta ou geléia picante para acompanhar

Modo de fazer 

Numa tigela média e se possível, quadrada ou retangular, coloque a tapioca, misture o queijo, polvilhe sal e pimenta a gosto. Vá despejando o leite fervente, sempre mexendo, para não formar grumos. Alise e deixe descansar pelo menos três horas na geladeira. Após esse tempo, corte em pequenos cubos e frite no óleo quente, bem abundante. Escorra em papel toalha e sirva com um bom molho de pimenta ou uma geléia picante, acompanhado de uma cerveja bem gelada.

************************************************************************************
Quando for a São Paulo:

Mocotó - acesse www.mocoto.com.br

Esquina Mocotó - acesse www.esquinamocoto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário