segunda-feira, 14 de outubro de 2013

FELIZ DIA DOS ADULTOS





Sei, sei, estou atrasada. Mas é que sábado me vi tão cheia de pequenas atribuições que consegui fazer várias comidinhas, mas postar que é bom...esse bolo saiu na capa da última revista Gula, uma publicação que acompanho há muito, mas muito tempo. É uma receita especial, produzida exclusivamente para a revista pela chef Roberta Sudbrack, e se assemelha a um petit gateau. A chef Roberta Sudbrack tem brilhado no cenário nacional, já foi chef de cozinha do Palácio Alvorada quando Fernando Cardoso estava lá e hoje, tem um restaurante no Rio de Janeiro, que pretendo conhecer um dia. Ela tem trabalhado alguns produtos nacionais muitas vezes desprezados ou não tão valorizados e feito diversas experiências, muito elogiadas por quem teve a oportunidade de ir ao seu restaurante. 

Uma dessas experiências desenvolvidas pela chef serviu de acompanhamento para o bolo, uma fruta-pão bem madura e fermentada. Como não tinha esse ingrediente, fiz apenas o bolo e a calda que o acompanha, mas estou em contenção de calorias e nem a coloquei no prato, comi um pedaço morninho e delicioso puro e só. É um bolo para quem ama chocolate como eu e não gosta de nada muito doce. 

Usei um chocolate meio-amargo normal e o resultado foi muito bom. No meu forno, precisei deixar uns vinte minutos e não dez, como na receita original. Mesmo assim, o centro ficou bem cremoso e após esfriar, ficou ligeiramente mais encorpado. O tempo vai depender de cada forno, pois a ideia é deixá-lo bem macio, portanto fique de olho. Quando formar a casquinha, com o centro ainda cru, é o ponto. Como ele continua cozinhando quando sai do forno, ficará na textura correta.

Na próxima vez que o fizer, acompanharei com uma calda de cupuaçu ou cupuaçu batido com creme e muito pouco açúcar, acho que combinaria bem se for servi-lo como sobremesa. Caso contrário, um bom café expresso seria para mim o par perfeito! Experimente, é fácil e delicioso!

Bolo de Chocolate da chef Roberta Sudbrack (adapatado)
(Veja a matéria completa na revista Gula do mês de outubro/2013)

Ingredientes

Para o bolo

05 ovos
150 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar de confeiteiro (por favor, não é o açúcar impalpável, que contém amido, é o de confeiteiro mesmo. Usei Glaçúcar, da União) 
400 g de chocolate meio-amargo
1/3 xícara de farinha de trigo peneirada
1 fruta-pão extremamente madura (não a usei, ela entrará na composição do prato mas não na massa do bolo)
   
Para a calda

200 g de chocolate ao leite (usei meio-amargo)
100 g de creme de leite de leite fresco (usei 200 ml de creme de leite de caixinha, pois era o que tinha em casa. Fica bem mais espesso, como mousse, mas na verdade não a usei para acompanhar o bolo)
20 g de manteiga sem sal

Modo de Fazer

Para o bolo

Ligar o forno em 160 graus. Separar todos os ingredientes. Bater as claras em neve e reservar. Em banho-maria, derreta o chocolate em pedaços, o açúcar de confeiteiro e a manteiga, misturando bem. Reserve. Em outra vasilha, peneire as gemas e acrescente a elas um pouco da mistura de chocolate, mexendo bem. Misture o preparado de gemas ao chocolate e mexa bem (eu levei ao banho-maria uns dois minutos, para que as gemas não ficassem com cheiro de cruas). Acrescentar com cuidado a farinha de trigo peneirada. Após, colocar as claras em neve com bastante paciência, mexendo de baixo para cima (eu acrescento um pouco de claras primeiro, mexo bem para que a massa afine um pouco e aí despejo o restante, bem devagar e mexendo com muito cuidado). Despejar a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e levar ao forno por 15 a 20 minutos. A receita original manda deixar dez minutos apenas, mas no meu forno precisou assar mais um pouquinho, para não ficar muito líquido.

Para a calda

Derreter em banho-maria todos os ingredientes e servir morna. Caso endureça, levar ao banho-maria novamente para aquecer.

Para a fruta-pão

Não a usei, mas se você a tiver em casa, a chef deixou-a amadurecer bastante, retirou a polpa, deixou em uma vasilha fechada por sete dias na geladeira para fermentar um pouco e serviu como acompanhamento do bolo.

****************************************************************************************
Para saber mais: http://www.robertasudbrack.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário