domingo, 4 de agosto de 2013

BOLO XADREZ

Bolo xadrez, um clássico...

Já havia dito no post anterior que minha família não é nada pequena. As comemorações e encontros às vezes precisam ser em partes, para que a gente dê conta dos convidados. Então, como recebemos a visita de uma tia querida e dois de meus primos, resolvemos oferecer um jantar e como sempre, rir muito das inúmeras histórias e causos que já fazem parte do folclore da família.

Eu e minha fiel escudeira Ivone passamos o dia na labuta, até de noite. Fiz um filé ao molho de balsâmico e vinho do Porto para os carnívoros (adaptado da sempre maravilhosa Carla Pernambuco, no livro Desejo), cuscuz marroquino com vegetais e passas, gateau de batatas, uma linda moqueca de surubim e camarão e de sobremesa, os velhos e sempre imperdíveis pudim de leite e bolo xadrez.

O bolo xadrez não é uma receita diferente e sim uma técnica diferente, ao mesclar os bolos branco e de chocolate com um recheio de goiabada mole e cobertura de brigadeiro. Existem formas especiais para fazê-lo que diminuem o trabalho de cortar os retângulos e agrupá-los um ao lado do outro, mas como não a tenho, usei o método tradicional.

Tudo lindo, tudo maravilhoso, convidados esperando com fome e na hora H, nossos convidados especiais não apareceram. Minha tia, ao passar a manhã participando da cavalgada que abre um dos principais eventos do nosso Estado (a Feira Agropecuária e de Negócios) não aguentava pôr os pés no chão. Não, ela não estava cavalgando e sim num dos inúmeros caminhões organizados pelas comitivas em apoio a seus peões, com toda a infra-estrutura, mas mesmo assim, o cansaço foi demais.

Nem deu tempo de tirar as fotos da comilança, mas consegui salvar uma foto do bolo. Divido com vocês essa receita simples, mas deliciosa. Aproveite!

Bolo Xadrez

(observação: para esta quantidade, você precisará de duas formas retangulares iguais, de aproximadamente 31cmx23cmx3cm)

Ingredientes

Para o bolo:

250 g de manteiga
02 xícaras de chá de açúcar refinado
03 ovos em temperatura ambiente
03 xícaras de chá de farinha de trigo peneiradas
02 xícaras de chá de leite
1/2 xícara de chá de chocolate em pó (não utilizar Nescau)
01 colher de sopa de fermento para bolo

Para o recheio

350 a 400 g de goiabada
1/2 xícara de água
01 dose de Vodka ou outra bebida de sua preferência (opcional)

Para a cobertura

01 lata de leite condensado
01 colher de sopa de chocolate em pó
01 colher de sopa de cacau em pó
30 g de chocolate em barra, meio-amargo
01 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
01 dose de bebida de sua preferência (opcional) 



Modo de Fazer

Meça e separe todos os ingredientes. Unte e enfarinhe as duas formas. Ligue o forno e dê início à preparação dos bolos, batendo a manteiga com o açúcar até esbranquiçar. Acrescente os ovos um por vez, bata mais um pouco e vá alternando a farinha e 1 1/2 xícara de leite. Por último, acrescente o fermento, misture e rapidamente distribua aproximadamente metade da massa numa das assadeiras. À massa que restou na tigela, acrescente o chocolate em pó e o restante do leite, misture para homogeneizar e despeje na outra assadeira. As duas devem conter quantidades aproximadas de massa. Leve ao forno até que esteja assado. Enquanto isso, coloque a goiabada cortada em pedaços numa panela, acrescente a água e a bebida, se for usar. Leve ao fogo baixo, mexendo, até que a goiabada fique pastosa, numa consistência boa para espalhar. Numa outra panela, coloque os ingredientes da cobertura e mexa bem, em fogo baixo, até que vire um brigadeiro mole. Reserve. Desenforme os dois bolos com cuidado e corte-os em retângulos. Optei por fazer apenas três fileiras, para que os gulosos de plantão comessem bolo antecipadamente, mas dá para incluir uma quarta fileira. Meu bolo branco ficou um pouquinho maior do que o de chocolate, então fui arrumando os retângulos de acordo com o tamanho. Num prato grande, coloque um retângulo de uma cor, passe goiabada no meio e cole o outro retângulo, de outra cor. Vá alternando as cores, de acordo com a foto, sempre colando com goiabada. Quando for fazer a fileira de cima, passe goiabada também, para que fique bem firme. Ao final, cubra com o brigadeiro mole e coloque raspas de chocolate meio-amargo para enfeitar, ou outro enfeite de sua preferência. Aproveite!

******************************************************************************************
Livro: Desejo, de Carla Pernambuco, editora do Bispo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário