domingo, 21 de julho de 2013

COLOCANDO A PREGUIÇA DE LADO

Nhoque de batata e abóbora japonesa, com molho de carne e parmesão...




Dia de domingo, vocês já sabem, minha coragem estará sempre no dedão do pé. Mas, quando a fome apertou, lembrei que tinha abóbora japonesa cozida e carne moída pronta na geladeira. Cresci comendo o nhoque de batata da minha mãe, caseiríssimo e delicioso. Então, como nao tinha batatas suficientes para o tamanho da fome do pessoal aqui de casa, juntei com a abóbora numa proporção meio a meio e deu muito certo.

A preguiça foi embora ante a perspectiva de um sabor novo, pois ainda não tinha experimentado misturar batata com abóbora para fazer o nhoque. Essa abóbora é mais doce, daí um certo receio que se mostrou infundado, pois foi só colocar sal na medida certa e um bom queijo parmesão, que o sabor ficou maravilhoso! As quantidades não estão exatas, mas dá para ir provando e corrigir o sabor, caso necessário. Experimente!

Nhoque de abóbora japonesa e batata 

Para o nhoque

04 batatas médias, cozidas
06 a 07 pedaços não muito grandes de abóbora cozida (mais ou menos a mesma quantidade de batata, talvez um pouquinho mais)
01 ovo (de preferência caipira)
50 g de queijo parmesão ralado na hora (aproximadamente) e uma quantidade maior para polvilhar na hora de servir
sal a gosto
farinha de trigo para dar liga, quanto baste

Modo de Fazer

Amasse as batatas e a abóbora, até homogeneizar. Acrescente o ovo, o queijo ralado e o sal. Comece a acrescentar a farinha de trigo, misturando devagar, até que a massa dê para enrolar. (Eu não uso muita farinha, prefiro que a massa fique ainda meio grudenta para não perder o sabor. Na hora de cortar, polvilho mais farinha para não grudar). Coloque uma panela com água para ferver e acrescente sal, como quem vai cozinhar macarrão. Separe porções, polvilhe uma bancada de trabalho com bastante farinha e enrole a massa em cordões. Com uma faca afiada, corte pequenos quadrados e com um garfo, faça pequenos frisos, de leve, para que o molho possa aderir melhor. Vá despejando com cuidado os nhoques na água, que precisa estar fervente. Assim que eles subirem, recolha-os com uma escumadeira e delicadamente, coloque-os numa peneira para escorrer um pouco a água. Montei os de hoje direto nos pratos em que seriam servidos, mas você pode colocá-los em uma travessa untada com manteiga ou azeite, para que não grudem. Acrescente o molho de sua preferência e mais queijo ralado se desejar e bom proveito!

Para o molho de carne moída

400 a 500 g de carne moída já cozida, bem temperada ou preparada na hora com temperos de sua preferência como alho, pimenta do reino, chicória 
01 lata de tomate pelado
03 pimentinhas doces, picadas, ou outra de sua preferência
sal a gosto
01 a 02 colheres de sopa de açúcar para equilibrar a acidez, caso seja necessário
folhas de manjericão, a gosto

Modo de Fazer

Refogue a pimentinha picada em um pouco de azeite, acrescente a carne moída já preparada e cozida, misture e acrescente a lata de tomate picado com o molho. Acerte o sal e acrescente o manjericão. Se estiver muito ácido, vá colocando açúcar aos poucos, apenas para equilibrar a acidez. Espere ferver, desligue o fogo e sirva normalmente por cima dos nhoques.

Obs: você também pode fritar os nhoques em azeite e servir com outro molho de sua preferência, fica delicioso!





Nenhum comentário:

Postar um comentário