domingo, 9 de junho de 2013

VONTADE DE AGRADAR

O velho macarrão de domingo, feito em casa desta vez...


As etapas de preparação da massa...

Já falei algumas vezes aqui do macarrão de domingo. Na maioria das vezes, em tempos de preguiça total, ponho uma panela no fogo com bastante água e cozinho uma massa seca, de boa qualidade. Faço um molho gostoso, um bom parmesão ralado por cima e todo mundo fica feliz. Mas hoje, ao ver meus programinhas gravados na sky, lembrei da minha máquina caseira para fazer massa e não é que pareceu tão rápido que a preguiça foi embora? Só mesmo a vontade de cozinhar para os meus queridos justifica colocar literalmente a mão na massa nesse domingo tranquilo...

Foi no programa Tempero de Família, apresentado pelo Rodrigo Hilbert no canal GNT. É aquele mesmo, o maridinho da Fernanda Lima. Pois não é que o rapaz dá conta do recado e faz uma comida caseira, aconchegante e nada difícil? Pois estava ele às voltas com a massa para acompanhar uma minestra (sopa) de feijão quando pensei: opa, vou atrás da máquina de macarrão agora...

Como ainda estou com coisas encaixotadas pela mudança, não tinha certeza se localizaria, mas ainda bem que estava fácil. Em no máximo 1 hora, consegue-se fazer uma quantidade de massa para um almoço de 4 pessoas, cortar e a partir daí é só juntar o molho de sua preferência. Mesmo sem combinar muito, ainda fiz uma polenta com queijo que eu estava desejando e grelhei finas fatias de picanha para o filhote carnívoro. De sobremesa, toucinho do céu, para homenagear nossas raízes portuguesas, que postarei mais na frente.

Aproveite e bom apetite!

Massa caseira com molho de tomate

Ingredientes

300 g de farinha de trigo especial ou 2,5 xícaras de chá (se desejar, pode substituir um pouco da farinha branca pela integral)
03 ovos grandes ( precisei usar 04 pequenos, pois os níveis de umidade de cada farinha podem variar um pouco)
01 pitada de sal
01 pitada de pimentão doce em pó, pimenta do reino em pó a gosto (opcionais)

Molho

03 dentes de alho
cebola picada e salsinha ou cheiro verde picados, a gosto
folhinhas de manjericão (opcional, não usei hoje)
01 lata de tomates pelados
01 colher de chá de sal
01 colher de chá de açúcar ou um pouco mais, para quebrar a acidez do tomate
azeite
queijo parmesão ralado na hora, para polvilhar

Modo de Fazer

Para a massa

Faça um montinho com a farinha, quebre os ovos no meio e polvilhe o sal e os opcionais, se desejar. Vá misturando em círculos, com um garfo e depois com as mãos, até formar uma massa não muito dura. Deixe descansar uns quinze minutos coberta com um pano de prato, para não ressecar . Divida a massa em três partes e vá trabalhando uma por vez. Passe-as na máquina de macarrão, começando pela abertura maior e diminuindo gradativamente, polvilhando farinha para não grudar. A massa ficará sedosa e macia. Polvilhe farinha ou um pouco de fubá em cada tira, após ter passado pela graduação mais fina da máquina. Enrole as tiras como um rocambole e corte "fatias" não muito largas. Solte as tiras com cuidado e vá colocando-as em uma assadeira larga, polvilhadas com farinha de milho ou trigo, para que não grudem. Leve uma panela grande ao fogo, com bastante água e sal a gosto. Quando ferver, acrescente as tiras de massa e cozinhe por três a cinco minutos. Ela deve ficar al dente. Escorra-a e acrescente o molho de sua preferência. Você também pode preparar ravioli, lasanha ou qualquer outro formato com essa massa.

Para o molho

Numa panela, coloque duas a três colheres de azeite, acrescente o alho amassado e deixe dourar levemente. Acrescente a cebola picada e a salsinha ou cheiro verde, se usar. Coloque a lata de tomate, amassando-os com um garfo, o sal e o açúcar e as folhinhas de manjericão, se usar. Deixe ferver, ajuste o sal e o açúcar, caso necessário e reserve. Numa assadeira ou prato de servir, coloque azeite a gosto, a massa cozida assim que for escorrida e por cima o molho, misturando levemente. Polvilhe queijo parmesão ralado na hora e bom apetite!

Polenta cremosa

Ingredientes

1/2 xícara de farinha de milho para polenta
1/2 xícara de água
02 colheres de sopa de manteiga
02 xícaras de chá de leite
01 colher de chá de sal ou a gosto
queijo muçarela (http://www.portuguesnarede.com/2008/11/mussarela-ou-muarela.html), parmesão ralado na hora e cream cheese, a gosto

obs: vocês sabiam que o certo é muçarela e não mussarela? Eu não sabia e como tive dúvidas, acessei o post aí de cima para saber o porquê.

Modo de Fazer

Dissolva a farinha de milho na água e coloque numa panela, acrescentando a manteiga, o leite e o sal. Leve ao fogo mexendo sem parar, até despregar do fundo da panela e ficar bem macia. Como utilizei leite e não água, ela fica cremosa, mesmo com a consistência firme. Coloque em um refratário untado com manteiga e se desejar, acrescente por cima fatias de muçarela, montinhos de cream cheese e parmesão ralado. Leve ao forno quente apenas para derreter o queijo. Se sobrar, corte em fatias e grelhe-as numa chapa de ferro com um pouco de manteiga, é delicioso para tomar com um café fresquinho, como meu filho mais velho adora fazer. Bom apetite! Desculpem, não tirei fotos da polenta, mas é uma delícia! 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário