domingo, 27 de janeiro de 2013

DIA DA PREGUIÇA


O molho, depois de assado. Se preferir não passar no liquidificador, pode picá-lo bem miudinho...



Aqui em casa somos todos apaixonados por massa. Quando eu arranjo braços fortes, me aventuro e produzo as tiras largas para a lasanha, pequenos raviolis ou espaguete, os mais fáceis. Para cada um, um molho ou recheio diferente, um bom azeite, um bom parmesão ralado na hora e aí é só felicidade. Porém, quando os braços fortes escasseiam, o jeito é partir para a massa já pronta, jogá-la numa panela de água fervente com sal e juntar um molhinho básico.

Dia de domingo é o meu dia de preguiça. Não gosto nem mesmo de cozinhar e por mim, lagarteava o tempo inteiro. Então, se não sairmos para comer em algum lugar, nada será mais rápido e fácil do que um bom macarrão. Costumo ter no freezer pacotes de molho já pronto, para os dias de muita preguiça. Acompanhe com queijo parmesão ralado na hora, uma saladinha básica e uma taça de vinho ou um suco feito na hora. Os puristas podem nos matar, mas como não bebo, é o que faço.

Ao molho, pois. A receita abaixo aprendi no programa da Anabel, uma australiana cheia de dicas e receitinhas curinga e saborosas. Prefiro separar em porções e congelar depois de pronto, para os dias em que estou sem coragem. Veja como:

Molho de tomate da Annabel

Ingredientes

1,5kg de tomates maduros, em gomos, com pele e sementes
2 pimentões vermelhos cortados em tiras, sem as sementes
1 cebola grande, cortada em fatias finas
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho descascados e fatiados
1/4 xícara de extrato de tomate
Alecrim a gosto
1 pimenta dedo de moça picada, sem sementes (caso queira uma versão mais picante, não retire as sementes)
Sal a gosto

Modo de Fazer

Espalhe os tomates, pimentões e cebola numa assadeira grande. Numa tigela, coloque o azeite, açúcar, o alho, extrato de tomate e o sal. Misture e espalhe por cima dos vegetais na assadeira, de maneira a envolvê-los bem. Coloque em forno baixo e mexa de vez em quando, até que eles assem e os líquidos evaporem, com cuidado para não queimar e nem secar por completo. prove e ajuste o sal, se necessário. Se desejar, acrescente algumas folhas de manjericão na hora de assar. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador  se quiser mais pastoso. É uma delícia por cima da massa, com azeite e queijo parmesão ralado, com uma bruschetta (fatia grossa de pão italiano com uma cobertura, que pode ser tomate, berinjela, enfim, qualquer coisa) e o que mais a sua imaginação mandar. Você pode congelar em porções no freezer, sem prejuízo do sabor. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário