quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO




As carambolas de dona Laura, uma delícia...



Escrevo nesse momento num fim de tarde meio que se enxugando das fortes chuvas de ontem, numa salinha aconchegante na Biblioteca da Floresta, que é parte integrante e "orgulhante" da Fundação de Cultura Elias Mansour, na qual trabalho. De manhã, assisti aqui o lançamento do Programa de Arborização Urbana do Estado do Acre,  comandado pelos queridos Edegar de Deus, secretário de Meio Ambiente e Tião Viana, Governador do Acre, cujo objetivo é plantar árvores em todas as nossas cidades. Segundo os critérios da OMS e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, apesar de vivermos na floresta, ainda não atendemos às recomendações de área verde por habitante, que é de 15m², o que o Programa trabalhará para corrigir.

Mas hoje é também um dia muito especial para nossa família. Meu filho mais novo faz 17 anos e está de malas arrumadas para virar adulto. Vivemos alguns conflitos, que segundo o mais velho, passarão. Ele é bagunceiro, teimoso e determinado. E é inteligente, observador e sempre com argumentações sensatas na ponta da língua. Às vezes penso que o problema maior é que eu no fundo, não quero que ele cresça. Isso, é claro, me mostra que ele nem vai precisar tanto de mim daqui para a frente. E aquele bebê cacheadinho que hoje batalha uma vaga na faculdade de Medicina, cuja frase preferida é "Eu sei, mãe" e que recebeu os primeiros parabéns na casa de um amigo querido, pelo celular, me respondeu assim e me emocionou: "Obrigado, mãe, também te amo".

Eu, que já estava me sentindo a mais abandonada das criaturas, me derreti toda e percebi que quando tem amor, os problemas ficam menores. Por isso, resolvi escrever um pouquinho para dizer que tenho um orgulho danado dele. Para dizer a ele que sou tão teimosa quanto, com agravantes: muitas vezes, sou também mandona e termino tendo que usar a autoridade. Espero que mais para a frente, ele lembre disso e ria, pensando que podia ter facilitado um pouquinho, mas...só desejo todas as felicidades do mundo e que ele continue sendo essa pessoa ética e muito amada.

Não pude fazer o bolo, mas aqui vão uns biscoitinhos que terminaram no mesmo dia e foram comidos por ele, que não é de muito doce, num prato bem cheio. Esta receita vem do ótimo livro da dona Laura Góes, A Cozinha da Alcobaça e dela já falei aqui. (leia em
http://www.varaldeideias.com/1/?s=o+o+melhor+da+alcoba%C3%A7a+&submit.x=6&submit.y=2 )

Bom apetite!

Carambolas
(Receita de d. Laura Góes, da Pousada da Alcobaça, em Petrópolis-RJ) 

Ingredientes

200g de manteiga bem mole
1/2 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
2 1/2 xícaras de farinha de trigo sem fermento peneirada
1/2 colher de chá de sal, se usar manteiga sem açúcar (usei manteiga normal, por isso não precisou)
1 gema de ovo passada pela peneira
açúcar para polvilhar
1 colher de chá de mistura de especiarias a gosto (canela, cardamomo, coentro, noz moscada, pimenta da Jamaica, cravo - no meu caso, usei a mistura Apple Pie, da Bombay, mas essas especiarias são opcionais. Se desejar, moa um pouquinho de cada e coloque na massa, dá um aroma especial).

Modo de Fazer

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e amasse com as mãos, até formar uma bola. Abra a massa numa espessura aproximada de meio centímetro e corte os biscoitos com cortador a gosto. Eu costumo forrar a bancada com filme plástico, cobrir com outra folha de filme e passar o rolo, para que não grude. Após, corto os biscoitos e vou colocando na assadeira. Não precisa untar, pois a massa tem bastante manteiga. Antes de colocar no forno moderado, pingue um pouquinho de gema crua no centro de cada biscoito e polvilhe um pouquinho de açúcar. Fique atenta (o) ao forno, para que não queime, pois não demora muito. Espere esfriar um pouco e desenforme com cuidado. É ótimo com café, chocolate ou chá. 

2 comentários:

  1. parabéns ao velho mateus, mãe se quiser fazer o bolo fique a vontade :)

    ResponderExcluir
  2. Meu querido filho e príncipe,

    Sem você do lado, nada seria possível, muito obrigada pelo seu apoio constante. Quanto ao bolo, vou fazer, sim, não se preocupe! O Matoca não quer, mas a gente come!Amo você, filhote!

    ResponderExcluir