quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SÃO PAULO DA GAROA

Estive em São Paulo para a conclusão de um tratamento dentário que não poderia mais ser adiado. Nada grave, mas necessário. E enquanto esperava os dias de atendimento com o pânico previsto por quem me conhece, olhava para a cidade tentando entender como funciona a convivência entre mais de onze milhões de habitantes, sem contar a população dos Municípios próximos que formam a área metropolitana. Há tudo para todos os gostos e algumas pequenas boas surpresas, é só se deixar levar. E depois de uns dias de calor insano, uma chuvinha persistente e a velha e boa garoa esfriaram o tempo.
  
Pitangas maduras no meio da rua, esperando pela colheita...

De cara, encontrei minha querida amiga Neide Rigo, nutricionista e blogueira das mais competentes. A Neide agora está todas as quintas no caderno Paladar do Estadão, com a coluna Nhac! e também pode ser acompanhada nos blogs www.come-se.blogspot.com e www.piqueniquepertodecasa.blogspot.com, imperdíveis para os amantes da cozinha e para quem gosta de aprender. Já falei da Neide aqui, com a ótima receita de pão de jerimum (ou abóbora), que virou o queridinho lá de casa. (Leia em http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2012/04/come-se-na-floresta.html).
Morri de pena de não ter conseguido levar para ela uma mudinha de cupuaçu, já que a companhia aérea brecou o meu desejo, mas já aprendi como fazer e na próxima, teremos muda contrabandeada para São Paulo, aguardem.

Na bagagem, levei para ela para ela a farinha de tapioca e alguns dos feijões de Cruzeiro do Sul: gorgotuba, gorgotuba roxo e manteiguinha, além das farinhas branca, com açafrão e com coco. (Leiam aqui a referência no blog dela: http://www.come-se.blogspot.com.br/2012/10/presentes-de-comer-fuba-farinha-de.html).
Sabem como é, cozinheiro que se preza vive de garimpar essas coisinhas para lá e para cá. De quebra, conheci a Dendê, uma cachorrinha muito simpática. Ainda esticamos até o Mercado da Lapa, uma versão menor e menos turística do Mercadão da Cantareira. 


Eu e a Neide no Mercado da Lapa, onde comprei fava e queijo manteiga...


O ipê branco, próximo à casa da Neide, lindo...

 Como fiquei hospedada no Centro, comecei a descobrir alguns lugares bem interessantes, imperdíveis. Contei com a  ajuda do livro Guia da Culinária Ogra - 195 lugares para comer até cair, do André Barcinski, colunista e crítico da Folha de São Paulo, Ed. Planeta, que relaciona vários restaurantes, lanchonetes e mata-fomes da cidade, espalhados pelo Centro e adjacências, além de outros bairros. A Casa Búlgara, quase na esquina do restaurante Acrópolis (leia em http://www.varaldeideias.com/1/?s=acr%C3%B3polis&submit_x=0&submit_y=0&paged=2) é imperdível: massa folhada em forma de rosquinha, com vários recheios como carne, queijo búlgaro com espinafre, gorgonzola e outros. A massa derrete na boca e já teve inúmeras citações em várias publicações culinárias e artigos de jornal. Arremate com um chocolate quente e termine com um strudel de maçã, doce na medida. Saia sem culpa e programe o retorno.

Saindo da Av. Ipiranga e entrando na 7 de Abril vá até a rua Marconi, 19. Lá está o Giramondo Caffè, dica do blog Comidinhas. É pequenininho, mas tem jeito de gente grande: o café é ótimo e também servem sanduíches e bolos, além de alguns salgados. Próximo dali, no edifício Copan, idealizado por Niemeyer está o bar da Dona Onça. Comida brasileira, tem sopa, tem sanduíche no pão francês, tem galinhada, tem massas caseiras produzidas pelo marido da chef, o Jefferson Rueda, que acaba de abrir um restaurante bem elogiado pela crítica, o Attimo. Não é barato, mas é bom...

O espresso do Giramondo Caffè, acrescido de um coraçãozinho para o Marcos

Na sexta aproveitei o feriado para dar um pulo no Mercadão da Cantareira, meu shopping preferido. Lá, experimentei tâmaras carnudas e deliciosas e grenadilla, uma espécie de maracujá, doce e suculento. Aproveitei para passear por entre as frutas, pimentas, azeitonas, queijos e os muitos produtos disponíveis no Mercadão, ponto de encontro de chefs e gourmets, além do público em geral.




Framboesas, frutas cristalizadas, pimentas biquinho e azeitonas diversas, no Mercadão da Cantareira

Próximo ao Mercadão, no Empório Akkar, tive uma triste notícia: o proprietário, seu Abílio, partiu há duas semanas. Todas as vezes em que vamos a São Paulo, o Empório é parada obrigatória, com seus produtos árabes e doces maravilhosos. Agora a família se encarrega de levar adiante a loja, com todo o cuidado e carinho do mundo.


Doces árabes e quindins do Empório Akkar

 Aos sábados, dá para se distrair na feirinha da praça Benedito Calixto. Ali, bugigangas se misturam com antiguidades, presentinhos alternativos nas lojinhas do entorno e também marcas conhecidas e mais caras. Em um dos lados da praça, uma cantina italiana serve entre outras coisas, um ótimo cannoli de ricota com nozes, uma delícia com um espresso para espantar o frio. É o Benedetto, do ladinho da praça. Depois do café, dê uma voltinha pela feira e aproveite!


O cannoli do Benedetto...











As atrações da feirinha da Benedito Calixto...


Endereços citados e/ou visitados:


Attimo: rua Diogo Jácome, 341, Vila Nova Conceição, São Paulo. Tel.: 11 5054-9999
Benedetto: Praça Benedito Calixto, 94, Jardim Paulista
Bar da Dona Onça: Avenida Ipiranga, 200,  República
Mercadão da Cantareira: Rua da Cantareira, n. 306, Bom Retiro
Mercado da Lapa: Rua Herbart, 47 - Lapa
Feira da Praça Benedito Calixto, s/n
Empório Akkar: Comendador Afonso Kherlakian, 165, Centro
Giramondo Caffè: Rua Marconi, n. 19, Centro
Casa Búlgara: Rua Silva Pinto, n. 356, Bom Retiro
Acrópolis: Rua da Graça, n. 364, Bom Retiro 

Blogs citados:

Come-se :www.come-se.blogspot.com
Piquenique perto de casa: www.piqueniquepertodecasa.blogspot.com
Comidinhas: http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/



Nenhum comentário:

Postar um comentário