domingo, 21 de outubro de 2012

IOGURTE DE CUPUAÇU




Iogurte integral com polpa de cupuaçu e aveia...


Ando com uma vontade grande de experimentar receitas antigas com sabores novos. Acho mesmo que estou até meio compulsiva, querendo testar receitas e mais receitas, mas, sei que ''os loucos por comida'' me entendem bem. Por isso, comprei um pote de creme de leite fresco pra testar uma receita de iogurte integral publicada no ótimo blog La Cucinetta (www.lacucinetta.com.br), pois se o sabor prometido fosse tão bom quanto o texto...

Não mexi os vinte minutos sugeridos, por pura preguiça. Deixei em fogo moderado, com uma colher dentro da panela para não derramar e mexi de vez em quando. Mesmo assim, fica muito, muito consistente e é delicioso. Não é ácido e se quiser, nem precisa colocar açúcar. Ele é bom de qualquer jeito, até puro, mas estou como disse, na fase da experimentação. Então, peguei meia xícara de cupuaçu (cortado na tesoura), bati com 5 colheres de açúcar e um pouquinho de água. A polpa consistente foi misturada com 2,5 xícaras do iogurte. Caso queira, dá para acrescentar mais açúcar ou iogurte, a gosto. Por cima, coloquei aveia em flocos grandes.





É simplesmente maravilhoso, de comer rezando! Acrescentei aveia e passei bons minutos me deliciando. Aproveite!

A receita do blog La Cucinetta veio do livro Forgotten Skills of Cooking, de Darina Allen.
Reproduzo aqui as quantidades. Bom apetite!

Iogurte integral

Ingredientes para o iogurte

2,5l de leite integral
1 1/4 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de iogurte integral natural
 
Para misturar

1/2 xícara de chá de polpa de cupuaçu cortado na tesoura. (caso não tenha, utilize polpa congelada, a gosto)
5 colheres de sopa de açúcar ou mais, se desejar
aveia em flocos grandes

Modo de Fazer

Coloque o leite numa panela de fundo grosso, deixe ferver e reduza o fogo, mexendo sempre, até o leite evaporar e reduzir aproximadamente 1/3 do volume inicial. Desligue o fogo, coloque o leite numa tigela e acrescente o creme de leite, mexendo bem. Deixe esfriar até o momento em que, mergulhando o dedo no leite, você aguente contar até 10. Acrescente o iogurte e mexa bem. Cubra com filme plástico e enrole a tigela com panos de prato e deixe no mínimo por cinco horas sem mexer, até que ele fique bem espesso. Leve à geladeira e consuma no máximo em dez dias. Caso você não queira misturar com o cupuaçu, pode tomá-lo puro, com mel ou caldas de frutas variadas, a gosto, tais como ameixa. É delicioso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário