domingo, 19 de agosto de 2012

JERIMUM COM MOLHO BRANCO DE CASTANHA




Ando meio na preguiça e embora não pare de alimentar os filhotes e maridinho meio que compulsivamente, testando pães, bolos e outros petiscos, o domingo amanhece às vezes com cara de cama, jornal e café, nada mais.

Mas, sabe como é, o filho mais velho já dirige e apesar de não morrer de amores por mercado logo de manhã, é educado e solidário e aí lá vamos nós, só umas frutas e uma goma fresca...só que o jerimum estava olhando luminoso para mim e o seu Manoel fez uma propaganda irrepreensível. Não resisti e trouxe o jerimum caboclo já limpo e cortado, sem saber ainda o que fazer com ele.

Não tinha filhote na banca de peixes da Socorro e do Rui, mas o surubim estava bonito e aí um pouquinho para moqueca não fazia mal,  quem sabe para amanhã? O plano hoje, afinal, era almoçar fora, ainda que fosse na casa da mãe, com toda a família reunida. A preguiça não deixou. Completei o café com uma tigela de mingau de tapioca com milho (mungunzá) e rumei para casa.

Meu filho, já acostumado com a propaganda enganosa da mãe, não se abalou com as várias sacolas em cada braço, mãe, você não tem jeito...

Já havia guardado o peixe e tirado uma carne de sol para dessalgar quando mudei de ideia. O surubim foi fatiado mais fino, lavado com água e limão, depois só água para tirar o limão e salgado. Depois, tirei o excesso de sal com mais água, enxuguei de um por um os filezinhos, passei na farinha de trigo e fritei na chapa. Ficaram meio tostados de um lado, mas uma delícia com o arroz e o jerimum cozido em água e sal, depois refogado com alho e um pouquinho de manteiga, antes de receber o molho branco de castanha do Pará (ou do Brasil). Muito bom, bem suave! E de quebra, vai a receita da torta de banana do Dom Pastel, uma pizzaria lá de Fortaleza.

A torta não foi feita hoje, mas estou devendo esta receita para a Silvana Camargo faz um bom tempo e portanto, não custa colocar a mão na massa. Ela foi fornecida pela dona da pizzaria, em um programa da Ana Maria Braga (sim, eu já assisti algumas receitas lá), alguns anos atrás e é uma perdição. Misturei banana prata frita com banana comprida. Na receita original, leva banana prata apenas. De qualquer forma, imperdível!
 

Jerimum caboclo (ou outro de sua preferência) com molho branco de castanha do Pará (ou do Brasil)

Ingredientes

Jerimum caboclo ou outro de sua preferência, cozido em água e sal e escorrido, levemente refogado com alho frito na manteiga, a gosto.

Molho branco de castanha do Pará (ou do Brasil)

12 a 13 castanhas cruas
1 1/2 xícara de água quente (se usar castanhas frescas, a água pode ser fria)
1 pitada de sal
1/2 colher de sopa de óleo de castanha (opcional)
1 pitada de açúcar
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 1,5 colher de sopa de água
Um pedacinho minúsculo de alho amassado (bem pequeno mesmo, pois a castanha é muito suave e o alho pode roubar a cena)

Modo de Fazer

Coloque as castanhas no liquidificador sem bater e acrescente a água quente. Deixe uns 10 minutos, para hidratar. Acrescente a pitada de sal e de açúcar, o óleo de castanha, se usar e bata bem. Peneire em um panho de prato limpo, reserve o bagaço (se quiser) para outro uso e despeje o líquido em uma panela pequena. Leve ao fogo e quando levantar fervura, adicione a colher de azeite e o pedacinho de alho amassado. Ajuste o sal e acrescente o amido dissolvido, mexendo bem, para não empelotar. Veja a consistência e se for o caso, não use todo o amido. Aguarde ferver e despeje por cima do jerimum, acompanhando o peixe com arroz. Pode ser usado em várias outras preparações, substituindo o molho branco convencional.





Torta de banana do Dom Pastel (adaptada)

Ingredientes

3 ovos inteiros, em temperatura ambiente
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 xícara de açúcar refinado
2 colheres de sobremesa de manteiga, rasas
2 colheres de chá de fermento químico para bolo
1 1/2 lata de leite condensado
12 bananas prata médias,  fatiadas ao comprido em três pedaços,  fritas em gordura vegetal ou óleo
4 bananas compridas maduras, pequenas, divididas ao meio, fatiadas ao comprido e fritas em óleo ou gordura vegetal
Açúcar e canela para polvilhar ligeiramente as bananas

Modo de Fazer

Bater os ovos inteiros com o açúcar como para pão de ló e acrescentar a manteiga. Misturar delicadamente a farinha e o fermento. Use uma forma média untada e enfarinhada, redonda, ou uma de aro desmontável (se quiser desenformar), mas neste caso, apoiada em uma outra assadeira, pois os líquidos podem vazar. Para a montagem, coloque uma camada de massa, banana frita, acrescente uma lata de leite condensado, mais massa, banana e a meia lata de leite condensado restante. Por cima, coloque algumas bananas para enfeitar. Leve ao forno pré-aquecido, bem quente. Quando colocar a forma, baixe a temperatura do forno para moderado, até dourar.
Maravilhosa!






2 comentários:

  1. Patrycia.....Voce tem o dom de alegrar a vida da gente! Sempre atenciosa,trazendo essas delicadezas culinárias carregadas do seu bom humor, do seu carinho pela família, pelos amigos.Que Deus ilumine o seu caminho ! bju e muito grata pela receita, vou fazer lá em São Paulo para os meus queridos....

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvana querida,

    Como diz o Marcos Afonso, vc fez a alegria do meu dia, muito obrigada! Tenho certeza que seus queridos vão adorar, até porque vc fará com todo o amor, pela pessoa especial que é.

    ResponderExcluir